A Fundação Oswaldo Cruz confirmou a chegada, no próximo sábado, de uma nova remessa do ingrediente farmacêutico ativo, necessário para a fabricação da vacina AstraZeneca contra a covid-19.
Segundo a Fiocruz, esse novo lote vai garantir a continuidade da produção e as entregas semanais ao Programa Nacional de Imunizações até 10 de julho.
A Fiocruz e a AstraZeneca assinaram no ano passado um acordo de encomenda tecnológica que prevê o envio de 14 lotes de IFA para a produção de 100,4 milhões de doses do imunizante até julho. Desde fevereiro, a Fiocruz já recebeu 10 remessas.
A fundação tem negociado com a farmacêutica europeia a aceleração do envio do IFA, que é produzido na China. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, de Bio-Manguinhos, atualmente tem a capacidade produtiva maior do que a quantidade de ingrediente ativo que tem chegado para produzir vacinas.
Com as 3,3 milhões de doses entregues na semana passada, a Fiocruz chegou a 50,9 milhões de doses disponibilizadas para o Plano Nacional de Imunização. O total inclui quatro milhões de doses importadas prontas vindas da Índia.
Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde
Fonte: Agência Brasil / Leopoldine News