Alunos do Cefet Leopoldina fizeram uma manifestação no início da manhã desta quinta-feira, 27 de outubro, em frente a escola. Eles gritaram palavras de ordem e exibiram cartazes com objetivo de sensibilizar a população contra a PEC 241, que estabelece um teto para os gastos públicos.
Durante a manifestação eles fizeram rápidos bloqueios no trânsito, com fluxo intermitente. Muitos motoristas foram favoráveis ao movimento e outros ficaram irritados com o bloqueio da pista. A Polícia Militar se deslocou para o local, dando suporte e segurança para alunos e motoristas. Posteriormente, os estudantes deram às mãos para um abraço simbólico no prédio do Cefet e se reuniram no auditório para discussões de pautas sobre a formação de movimento estudantil, reuniões sobre a mobilização e outras manifestações.
O aluno Luiz Júnior alertou os colegas sobre a importância de um planejamento para todas as ações do movimento. Ele destacou que o jovem é muito visado e tido muitas vezes como baderneiro, frisando a importância de os estudantes demonstrarem que têm conhecimento sobre o assunto, dando uma demonstração de porquê eles estão sendo contra. "É assim que mudamos o país. Não podemos deixar assuntos importantes como esse passar em branco, temos que agir e movimentar, mas para isso, precisamos saber nos organizar, discutir a forma como vamos fazer", comentou.
Apesar de não participarem da organização da mobilização, os professores elogiaram as boas intenções dos alunos e mencionaram a possibilidade da escola sediar um debate sobre o tema, abrindo espaços para os prós e contras manifestarem sobre essas medidas. (
Texto: Marcelo Lopes/Fotos: João Gabriel B. Meneghite/Jornal Leopoldinense