Grupo Mato realiza sua terceira confraternização em Leopoldina
LEOPOLDINA
Publicado em 22/11/2018

 

O Grupo M.A.T.O. ( Montanhismo, Acampamento e Trekking Organizados) realiza sua terceira confraternização, que será no próximo sábado, dia 24 de novembro, em Leopoldina. O evento este ano está com um novo estilo: serão realizadas palestras na Casa de Leitura Lya Botelho, a partir das 08:30h.

Jardell Peixoto e Raphael Loche apresentarão o Grupo, seus princípios, atividades e metas. As 10h a palestra sobre Educação Ambiental será ministrada pelo professor Felipe Pacheco, que é biólogo, taxidermista, mestrando em Ecologia pela UFJF. Também atua em trabalhos com mamíferos de pequeno, médio e grande porte e em levantamentos de fauna e estudos ecológicos na Floresta Atlântica.

Na parte da tarde, acontecerão shows no Morro do Cruzeiro, ponto turístico onde podemos admirar nossa pequena Leopoldina e seu mar de montanhas.

A discotecagem será feita pelo Chicão e pelo DJ EVERALDO e terá a cobertura da Radio Web Chicão. A primeira apresentação será da Banda “A Marcha”, que é uma banda de metal, formada por acaso, em Leopoldina, em junho de 2018, na garagem do baterista Renato Neto. O vocalista é João Garcia, o contra baixo fica com Marcio Matos e a guitarra é do Vinícius Oliveira. O repertório tem como base grandes bandas como Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Metallica, Helloween e Black Sabbath.

A outra banda a se apresentar será a “DSNORT”, banda de rock autoral e independente. Vinda do celeiro da música de Minas, tem sua essência na musicalidade de escolas distintas, aliada e originalidade.



Criada em 2010, em Leopoldina, transita em várias influências como Ska, Punk Rock e o Funk, aliados a letras instigantes, tornando-se  assim um som de aspecto único. Conta com um vasto repertório autoral, e vem recebendo ótimas críticas da imprensa especializada, cativando cada vez mais o público nos festivais regionais que a banda vem se apresentando.

O fechamento do evento fica por conta da banda Portera Elétrica. Apadrinhada por Rodrigo de Sá, a banda se formou em 2018 para tocar na Feira da Paz, em Leopoldina. A fim de apresentar um estilo pouco difundido, o rock rural, traz na sua carroça a MPB e a guitarra elétrica. Fez sua pré-estreia na Fazenda Alegria em Piacatuba, onde mostrou sua proposta: paz e alegria! A festa tornou-se inesquecível! E, no estilo Zé Geraldo, com um pé no mato e outro no rock !

O Grupo M.A.T.O. recebeu, recentemente, uma moção de congratulação  da Câmara Municipal de Leopoldina, a respeito da Campanha de Prevenção ao Suicídio, realizada no  último mês de setembro. A iniciativa foi do Vereador Ivan Martins Nogueira, subscrita pelos Vereadores José Ferraz Rodrigues e Waldair Barbosa da Costa com aprovação unânime dos demais parlamentares.

Toda renda do evento do dia 24 de novembro será revertida para atos sociais e ambientais do Grupo. Essa é uma das ações realizadas pelo M.A.T.O.  (conheça outras ações realizadas no texto abaixo)



Conhecendo o Grupo M.A.T.O.

Por Marcia Vaz Barbosa (*)

Criado em 2015, por um grupo de pessoas que apreciam e respeitam a natureza, e que perceberam que a troca de experiência, o conhecimento e a segurança são fundamentais para o sucesso das caminhadas e trilhas.  A aventura passou a ter organização: assim surgiu o M.A.T.O.!

Hoje o grupo é composto por cerca de 1.200 integrantes, a maioria da cidade de Leopoldina, mas também tem membros de outros estados.

Além de trilhas e caminhadas, que sempre terminam em cachoeiras da região ou pontos de extrema beleza natural, o grupo tem foco em questões ambientais  e sociais. Participa da Campanha Sulamericana“ Montanha Limpa” há alguns anos, percorrendo áreas do entorno da nossa cidade, coletando lixo e dando destino certo a ele.



Além disso, afixa placas educativas na cidade, como no leito do córrego “ Feijão Cru” , e em pontos turísticos como Morro do Cruzeiro, Usina Maurício e cachoeira Poeira D´água, já cantada e encantada pelo nosso Serginho do Rock.

Para confecção dessas placas, são realizadas campanhas de arrecadação, como shows musicais no Morro do Cruzeiro, com músicos locais e que também são integrantes do M.A.T.O..

Outras ações do grupo  são  organizar campanhas para arrecadação de brinquedos, distribuídos no Natal para crianças carentes da cidade; organizar plantio de mudas nas trilhas percorridas, sempre orientados no plantio de mudas adequadas ao local; organizar  grupos para acampamentos.

No último dia 22 de setembro, além de afixar placas preventivas no Cruzeiro, a psicanalista Veruska Queiroz palestrou sobre o assunto “prevenção ao suicídio”, esclarecendo  e emocionando um público de cerca de 100 pessoas, que participavam do evento e assistiram o show da Banda Surfa, logo em seguida da palestra, e ainda apreciando o pôr  do sol .

O grupo está começando um movimento para fazer parte do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, que abrange a Zona da Mata Mineira, para que no futuro possa oferecer profissionalmente seus conhecimentos.

Quem tiver interesse de conhecer mais o grupo (e participar), pode entrar em contato pelo celular> (32)99139-0158, com Jardell Peixoto, ou pelo Facebook do M.A.T.O..

Como diria Pepeu Gomes, já nos anos 80, “Quem não respeita a natureza, é pedra não é gente ainda”.

(*) Assessora de Comunicação e membro do M.A.T.O./ Jornal Leopoldinense

Comentários
Comentário enviado com sucesso!