Muitas práticas pedagógicas interessantes eram realizadas nas escolas públicas e privadas da região sem o conhecimento dos profissionais da educação, ficando restringidas às comunidades escolares das respectivas unidades de ensino.
Com o objetivo de mudar esse cenário, a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina decidiu criar no ano de 2017 o Seminário Regional de Escolas Inovadoras, dando visibilidade aos trabalhos e promovendo a trocas de ideias e experiências entre os educadores.
Neste ano, o evento chegou na segunda edição, sendo realizado nos dias 20 e 21 de setembro no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus III – Leopoldina/MG.
Muitos projetos foram analisados por uma equipe de especialistas, sendo selecionados quarenta trabalhos, subdivididos em temas relacionados ao ambiente escolar, gestão, currículo, metodologia, intersetorialidade.
O formato das apresentações consistiu num agrupamento de professores com mediação de um especialista, sendo expressada as experiências que os educadores tiveram em suas escolas. O evento contou ainda com apresentações culturais e palestras.
No primeiro dia, o palestrante Willmann Costa falou sobre 'A Escola do Século XXI: o trabalho com socioemocional'. No encerramento do evento, Maria do Pilar Lacerda Almeida abordou o tema 'Educação Integral e Inovação na Sala de Aula'. O seminário também contou com a participação de Carlos Uehara, que falou sobre a Fundação Lemann e a Rede Conectando Saberes e Cleuza Repulho, que dialogou sobre a BASE.
O Diretor Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Sidilúcio Ribeiro Senra, destacou o trabalho da equipe de especialistas em educação que coordenou o evento, além do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE da Superintendência, que criou um site com informações sobre o seminário e transmitiu ao vivo as apresentações.
Senra comentou que o objetivo do Seminário Regional de Escolas Inovadoras é valorizar o trabalho de protagonismo das escolas, professores e estudantes, colocando os trabalhos em evidência e estimulando toda a comunidade educacional.
O evento teve a parceria com a Fundação Lemann, Associação Cidade Escola Aprendiz, Fundação SM e Rede Conectando Saberes.
Fonte: Jornal Leopoldinense