Está agendado para o dia 10 de abril, a partir das 9h, o julgamento do ex-vereador Joel Moraes Asevedo, conhecido como Sargento Joel. A tentativa da defesa de transferir o julgamento para outra cidade, por meio de um pedido de desaforamento, foi negada, e o processo será realizado em Muriaé como já estava previsto.
Em uma coletiva de imprensa realizada na sede do Ministério Público, a promotora de Justiça, Jaqueline Rangel, detalhou a dinâmica do julgamento, que deve se estender por dois dias. No primeiro momento, o Ministério Público e os advogados de defesa ouvirão as testemunhas. Em seguida, ambas as partes apresentarão suas teses, e o réu terá a oportunidade de prestar declarações. Ao final, os jurados se reunirão em uma sala reservada para decidir se condenam ou absolvem o ex-vereador.
A juíza presidente do Tribunal do Júri, Dra. Michele Camarinha, divulgou diretrizes para o acompanhamento do julgamento. A imprensa poderá cobrir o evento, mas será proibida a gravação de vídeos dentro do plenário, sendo permitida apenas a captura de imagens fotográficas, desde que preservem a identidade do réu e dos jurados. Além disso, os profissionais de imprensa precisarão se registrar previamente para a cobertura.
Familiares do réu e da vítima terão acesso ao julgamento mediante comprovação de parentesco. Haverá ainda a disponibilização de 15 assentos para estudantes de Direito regularmente matriculados, 15 lugares para advogados e 50 para o público em geral. As inscrições deverão ser realizadas nos dias 2, 3, 4 e 7 de abril, das 15h às 17h. Caso as vagas reservadas não sejam preenchidas, elas serão redistribuídas para o público geral. As fotos no plenário, apenas profissionais da imprensa serão autorizados a tira-las.
O ex-vereador está preso em um presídio na cidade de Uberlândia, localizada no Triângulo Mineiro, em uma ala destinada apenas para ex-militares.
Fonte: Site da Rádio Muriaé FM