Santo Antônio do Aventureiro confirma caso de coqueluche
Santo Antônio do Aventureiro confirma caso de coqueluche
Por Rádio Jornal
Publicado em 02/04/2025 04:58
REGIÃO

 

A Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro, distante a 67 km de Cataguases, confirmou o registro de um caso de coqueluche no município. Também orientou a população a procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima em caso de sintomas da doença. O tratamento precoce evita complicações e reduz a transmissão. 

A Prefeitura de Aventureiro não deu detalhes sobre o caso registrado, mas a coqueluche tem sido notificada em vários locais de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata, o Norte de Minas e a Região Metropolitana de Belo Horizonte, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Em julho de 2024, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) emitiu alerta epidemiológico sobre o aumento dos casos de coqueluche na região das Américas. Em outubro do mesmo ano um bebê de um mês e 23 dias morreu de coqueluche em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A criança não tinha recebido nenhuma dose da vacina contra a doença.

O que é a Coqueluche

A coqueluche é uma doença altamente contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis, e pode ser fatal. A transmissão ocorre pelo ar, através de gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Os grupos mais vulneráveis são os bebês, crianças pequenas, idosos e pessoas com imunidade comprometida. Os sintomas são coriza, febre leve, tosse, vômito pós tosse e dificuldade para respirar. A vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS.

Fonte: Prefeitura de Santo Antônio do Aventureiro ,SES-MG e site do Marcelo Lopes

Comentários
Comentário enviado com sucesso!