Governo vai notificar pelo WhatsApp quem estiver usando celular roubado
Governo vai notificar pelo WhatsApp quem estiver usando celular roubado
Por Rádio Jornal
Publicado em 31/03/2025 04:59
BRASIL

 

O governo federal deve lançar, nesta semana, uma atualização do aplicativo Celular Seguro, ferramenta criada para facilitar o bloqueio de dispositivos roubados e coibir crimes relacionados. A nova versão permitirá o envio de notificações para a linha telefônica que estiver utilizando um aparelho com procedência criminosa.

As mensagens serão enviadas via WhatsApp, alertando o usuário sobre a necessidade de devolver o dispositivo em uma delegacia da Polícia Civil próxima à sua residência e prestar esclarecimentos. Caso a devolução não ocorra, a pessoa poderá ser alvo de um inquérito por crimes como furto, roubo, receptação ou associação criminosa.

A previsão é que a atualização seja implementada até a próxima sexta-feira (5). O Celular Seguro foi desenvolvido para agilizar o bloqueio de aparelhos roubados ou furtados e conta com integração entre operadoras, bancos e autoridades policiais, tornando mais eficiente o rastreamento de dispositivos em situação irregular.

A medida faz parte de um esforço que o governo Lula tema adotado para coibir os crimes relacionados ao furto e roubo de celulares. Na última semana, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, encaminhou ao presidente Lula uma proposta de projeto de lei que aumenta as penas impostas aos receptadores, que são as pessoas que se beneficiam de produtos furtados ou roubados.

A proposta amplia em até 50% a pena para o crime de receptação de celulares, dispositivos eletrônicos, cabos e fios, além de outros itens roubados. O objetivo é coibir de maneira mais acentuada a prática de crimes patrimoniais sob encomenda de organizações criminosas que exploram o mercado paralelo de produtos furtados, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A proposta ainda precisa ser apreciada pelo Congresso Nacional.

Celular seguro

O Celular Seguro é um aplicativo lançado pelo Governo Federal en dezembro de 2023, com o objetivo de combater roubos e furtos de celulares no Brasil. A plataforma permite que os usuários bloqueiem rapidamente o dispositivo, a linha telefônica e o acesso a aplicativos bancários em casos de roubo ou furto, tornando o aparelho inutilizável para criminosos.

Disponível para dispositivos Android e iOS, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas respectivas lojas de aplicativos. Para utilizá-lo, é necessário possuir uma conta no Gov.br, que permite o acesso aos serviços digitais do governo.

Em janeiro de 2025, o aplicativo registrou um aumento significativo no número de usuários, alcançando a marca de 2 milhões de cadastros em um ano. Durante o Carnaval de 2025, foram registrados quase 2,5 mil alertas de bloqueio por meio da plataforma.

Fonte: Site da Rádio Itatiaia

Comentários
Comentário enviado com sucesso!