A carga tributária pode corresponder a mais da metade do preço de um produto da lista de material escolar. É o caso da caneta, que tem 51,7% do preço equivalente a impostos, segundo levantamento realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base nos dados do Impostômetro. Calculadora e régua são itens que completam o pódio da tributação.
Apesar da alta carga tributária dos materiais escolares, na média, houve uma leve redução das taxas de impostos no último ano, devido a algumas desonerações. Comparando com 2024, a caneta permaneceu como o item com maior tributação.
Veja ranking do peso do imposto
- Caneta - 51,7%
- Réguas - 43,91%
- Agenda escolar - 42,34%
- Pastas plásticas - 41,68%
- Tesoura escolar - 41,47%
- Pastas em geral - 41,2%
- Lancheiras - 40,72%
- Apontador - 39,52%
- Borracha escolar - 39,52%
- Fichário - 38,97%
- Folhas para fichário - 37,77%
- Caderno universitário - 34,58%
- Papel carbono - 33,93%
- Papel sulfite - 26,42%
- Papel pardo - 26,9%
- Livro escolar - 15,55%
Como economizar nas compras
Para dar conta da lista de exigências das instituições de ensino, os pais devem fazer uma pesquisa de mercado minuciosa e comparar os preços a fim de minimizar os custos, aconselha o economista da ACSP, Ruiz de Gamboa.
- Faça uma lista detalhada de tudo o que será necessário, para não cair na tentação de adquirir itens por impulso.
- Reutilizar materiais do ano anterior, como livros, mochilas e outros itens que ainda estão em bom estado, pode reduzir significativamente os gastos.
- Procure oportunidades de compra em grupo. Conversar com outros responsáveis para realizar compras coletivas pode resultar em preços bem mais baixos devido ao volume adquirido. Muitas vezes, fornecedores oferecem descontos especiais para compras em maior quantidade.
- Negocie com os vendedores. Explicar que você está procurando a melhor opção dentro de um orçamento determinado pode resultar em um bom desconto, especialmente se o pagamento for à vista.
- Verificar as opções de parcelamento e escolher a que não compromete o orçamento mensal também é uma forma inteligente de gerenciar gastos.
- Defina um orçamento com os filhos e explique a importância de respeitar esse limite. Isso ajuda a evitar a pressão pela compra de itens que não são essenciais.
Fonte: Site do Jornal Extra