O PRTB atua para ampliar seu quadro de filiados até as eleições de 2026 e articula a entrada de nomes como o do senador Cleitinho (Republicanos-MG) e do cantor Gusttavo Lima. A informação foi dada pelo presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche, que cogita ainda ter os dois nomes como uma chapa na disputa à Presidência da República em 2026.
“O senador Cleitinho [...] está qualificado para ser candidato a presidente da República ou, numa composição, ser vice-presidente na chapa com Pablo Marçal ou com Gusttavo Lima. Conversei com ele e deixou seu nome à disposição para Presidente da República contribuindo para o audacioso projeto de restauração da nação brasileira”, declarou à CNN neste sábado (4).
Outra opção de Avalanche é lançar o senador para o comando do governo de Minas Gerais no próximo pleito. “Cleitinho é bastante influente nas redes sociais, com grande participação popular em todo Brasil, o que tem qualificado ele em primeiro lugar em todas as pesquisas para governador de Minas Gerais”, completou ao veículo.
Atualmente no Republicanos, não é de hoje que Cleitinho articula sua mudança de partido. Fontes informam que ele chegou a negociar com o Podemos desde que assumiu como senador, em 2023. Ainda à CNN, o mineiro confirmou que agora conversa com lideranças do PRTB e que tem vontade de migrar para um cargo no Executivo, seja estadual ou federal, no pleito do próximo ano.
Além do cantor Gusttavo Lima, que declarou nesta semana ao portal Metrópoles a intenção de ser candidato presidencial, o outro nome cogitado pelo PRTB como opção é o do coach Pablo Marçal, que já integra o partido e perdeu a disputa pela prefeitura de São Paulo em 2024.
Com uma lista de nomes que pretende filiar além de Cleitinho e Gusttavo Lima, Avalanche citou ainda os dos governadores Romeu Zema (Novo, Minas Gerais), Tarcísio de Freitas (Republicanos, São Paulo) e Ratinho Jr. (PSD, Paraná). Também, o da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
Em outra composição, sem o senador mineiro, o presidente do PRTB foi questionado se Gusttavo Lima poderia ser vice de uma eventual chapa com Pablo Marçal e respondeu ao Poder 360 na sexta-feira (3):
“Ou vice e versa. São tantas opções dentro dessa nova construção. Com certeza teríamos nomes fortes para governadores e senadores (SP, MG, BA, RJ, PR e demais Estados). E, com certeza absoluta, uma chapa imbatível para presidente da República”.
Fonte: Site do Jornal O Tempo