A Defesa Civil de Minas Gerais permanece monitorando todo o estado devido à previsão de fortes chuvas em todas as regiões. Os últimos dias de 2024 serão de instabilidade com possibilidade de chuvas intensas, que podem ultrapassar 90 milímetros em 24 horas em áreas do Sul de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), o cenário é resultado da presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
O sábado (28/12) será de chuvas em todas as regiões, exceto no extremo Norte e Nordeste, que devem ter apenas chuva isolada. Em Belo Horizonte, o céu ficará nublado com chuvas ao longo do dia e previsão de tempestade na parte da tarde.
Para domingo (29/12) e segunda-feira (30/12), a previsão continua de chuva em todas as regiões do estado, novamente com acumulado pluviométrico significativo, acima de 90 milímetros em 24 horas no Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Chuvas intensas, com acumulados entre 50 e 90 milímetros, devem ocorrer nas demais regiões.
A exceção é para as porções ao norte das regiões do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, onde os volumes de chuvas podem variar entre 5 e 50 milímetros.
Diante da previsão de chuva significativa com alto potencial de provocar alagamentos, enchentes, enxurradas e inundações, é importante que todos estejam atentos e sigam as dicas de proteção da Defesa Civil:
1. Fique atento às orientações transmitidas pelos órgãos responsáveis e não subestime a força da água;
2. Não tente atravessar enxurradas;
3. Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
4. Redobre a atenção ao dirigir com mau tempo;
5. Não estacione veículos debaixo de árvores devido ao risco de raios e quedas;
6. Se você estiver ao ar livre e perceber raios, busque abrigo em um local seguro, longe de áreas abertas e árvores;
7. Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia da área afetada o mais rápido possível;
8. Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos;
9. Durante ventos fortes, mantenha-se afastado de janelas e objetos que possam ser levados pelo vento;
10. Não permaneça em piscinas, rios e lagos;
11. Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica.
12. Em caso de emergências, ligue 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil.
Campanha Cadastre Aí
Os mineiros podem receber alertas meteorológicos diretamente no celular. Minas Gerais ocupa o terceiro lugar no Brasil em número de cadastrados no sistema. Para participar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199.
Em caso de alertas extremos, a Defesa Civil utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas com mensagens de texto e avisos sonoros que interrompem qualquer conteúdo na tela do aparelho, inclusive no modo silencioso, garantindo que informações críticas cheguem à população em áreas de risco com cobertura 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio.
O alerta sem o cadastro prévio é fruto de parceria com a Defesa Civil Nacional, e reforça a importância do da integração entre órgãos para fortalecer ações preventivas, salvando vidas e minimizando os impactos de desastres no estado.
Fonte: Jornal Leopoldinense