O Radar da Transparência Pública, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), mostra que, em 2024, a Prefeitura de Leopoldina obteve um índice de transparência de 10,77%. A avaliação diz respeito à transparência ativa, ou seja, dados disponibilizados de forma espontânea, independentemente de solicitação. O índice coloca o portal do Executivo municipal com o nível inicial. Para efeitos de comparação, as prefeituras de Cataguases (43,39%), Laranjal (80,15%), Muriaé (59.04%) e Juiz de Fora (75%). As demais cidades da região não foram avaliadas. O índice é medido utilizando 88 critérios – entre essenciais, obrigatórios e recomendados –, cada um sendo contabilizado em cinco aspectos para o cálculo da média: disponibilidade (peso de 30%), atualidade (30%), série histórica (20%), gravação de relatórios (10%) e filtro de pesquisa (10%). De acordo com o Radar, a Prefeitura de Leopoldina deixa de cumprir totalmente 81 critérios de transparência.
Cinco critérios são cumpridos de forma total: Possui sítio oficial da internet (100%), Possui portal de transparência próprio ou compartilhado (100%), acesso ao portal de transparência visível na capa do site (100%), o site e o portal de transparência contém ferramenta de pesquisa e conteúdo que permita o acesso à informação (100%) e divulga os endereços e telefones atuais do poder ou órgãos e e-mails institucionais (100%). Dois critérios são cumpridos de forma parcial: divulga a receitas do Poder ou Órgão, evidenciando sua previsão e realização (40%) e divulga a classificação orçamentária por natureza da receita (40%). Obras, saúde e educação têm transparência zero. O Radar ainda classifica a transparência quanto a 19 dimensões. Nesta análise, a média é de 7,11% de atendimento. A única cumprida totalmente pela prefeitura é informações prioritária (100%). Receita (26,67%), Informações Institucionais (8,33%).
As demais: Acessibilidade, Contratos, Convênios e Transferência, Despesa, Diárias, Educação, Emendas Parlamentares, LGPD e Governo Digital, Licitações, Obras, Ouvidoria, Planejamento e Prestação de Contas, Recursos Humanos, Renúncia de Receita, Saúde e SIC obtiverem 0%. O Poder Legislativo de Leopoldina não foi avaliado.
Fonte: Site do Zona da Mata Online