1º feriado nacional da Consciência Negra movimenta Leopoldina e região
LEOPOLDINA
Publicado em 19/11/2024

 

Pela primeira vez, teremos o dia 20 de novembro como feriado nacional neste ano de 2024. A data, tornada um símbolo da causa antirracista pelo Movimento Negro organizado, traz à memória a morte de Zumbi, ocorrida neste dia em 1695. Até 2023, somente alguns estados e municípios a instituíam como feriado. Resistências de variadas ordens, sobretudo econômicas (das corporações comerciais e empresariais) e político-ideológicas de grupos de tendência direitista e retrógrada (das quais tais corporações também se incluem), fruto de um misto de ignorância, descaso e insensibilidade histórica e social desses grupos para com a exclusão racial que nos caracteriza, impediam a universalização da data como feriado nos demais estados e municípios brasileiros.

A esse respeito, há que se relembrar que aqui mesmo em Leopoldina, antes da data se tornar feriado municipal em 2021 , já havíamos enquanto Movimento Negro organizado pautado a temática na Câmara em 2017, ocasião em que, lamentavelmente, não obtivemos êxito junto ao legislativo local. Informações acerca desta primeira tentativa e como se posicionou cada vereador à época, podem ser conhecidas a partir das sempre pertinentes matérias veiculadas pelo próprio Jornal Leopoldinense

16/04/2017 - Movimento Negro vai à Câmara defender o feriado da Consciência Negra em Leopoldina

10/05/2017 -  Projeto do feriado da Consciência Negra em Leopoldina é arquivado na Câmara
 
Mas a aprovação da lei 14.759 pelo presidente Lula, em 21 de dezembro de 2023, declarando feriado nacional dia 20 de novembro, para a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, consagrou em definitivo esta histórica luta e demanda do Movimento Negro. Deste ano em diante, esperamos que tal efeméride seja marcada, em todos os rincões do país, com celebrações de nossa diversidade, e também com reflexões acerca do ainda persistente e estrutural racismo que nos constitui e todas as suas implicações na nossa vida em sociedade. Tudo tendo em vista sua superação. Grupos organizados país afora estão se programando para estas ações. A título de exemplo, seguem algumas programações de nossa região, às quais conclamamos todos(as) a participarem, destas e de outras atividades que certamente ocorrerão em celebração e reflexão a esta data.  

Leopoldina: Como ocorre já a vários anos, a principal atividade alusiva ao dia da Consciência Negra fica por conta do já reconhecido e premiadíssimo Grupo Pérola Negra, no dia 19 de novembro. Confira matéria e programação neste link.   

Cataguases: em nossa vizinha Cataguases além do Simpósio sobre Igualdade Racial já ocorrido dia 14 de novembro está programado para ocorrer no dia 20, uma missa com o tema “A igreja e o negro” e o lema “Ouvi o clamor deste povo”, a partir das 18h na capela São Pedro, no bairro Justino, seguida de apresentações culturais. Também está programado o 1º Novembro Consciente de Cataguases, com abertura e atividades no dia 20 de novembro e um encontro no dia 23 de novembro com a professora Dra. Íris Amâncio a partir das 14h na escola Guido Marliere, que fará uma palestra com o importantíssimo tema “Práticas Literárias e a lei 10.639/20003 no ambiente escolar”. Inscrições para esta palestra podem ser feitas no seguinte link.

Ubá: Nossos(as) companheiros(as) de Ubá da Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade promoverão no dia 22 de novembro o também já tradicional Dia Municipal da Consciência Negra, a partir das 18h30min, na Câmara Municipal de Ubá, parceira na organização do evento.

 

Fonte: Jornal Leopoldinense

Comentários
Comentário enviado com sucesso!