Novembro é o mês dedicado à prevenção ao câncer de próstata, a segunda maior causa de óbitos entre os homens. E em Leopoldina, todas as Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura realizarão diversas ações para conscientização e combate à doença que, segundo o Ministério da Saúde, leva aproximadamente 16 mil homens a óbito anualmente.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Sendo assim, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos, com ou sem fatores de risco, devem ir ao médico para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula e a presença de nódulos suspeitos
Para mais informações e orientações, procure uma equipe de Saúde da Família do seu bairro, onde há profissionais capacitados e prontos para acolher e ajudar a população desta faixa etária.
A Prefeitura de Leopoldina, a Secretaria Municipal de Saúde, especialmente nesse mês de novembro, estará disponibilizando mais cotas para os exames de sangue PSA, usado para o rastreamento do câncer de próstata.
As atividades nos postos de saúde contarão ainda com palestras, rodas de conversa e outros serviços que promovem o autocuidado.
Previna-se! Faça o exame!
Fonte: Jornal Leopoldinense