O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais realizou na tarde desta quinta-feira, 24 de outubro, no Cartório Eleitoral da 79ª Zona Eleitoral, sediada em Cataguases, a retotalização dos votos dos candidatos a vereador na eleição de 6 de outubro último. A nova formação oficial da Câmara Municipal de Cataguases a partir de 1º de janeiro de 2025 vai contar com os candidatos eleitos Ricardo Dias e Maguinho (REPUBLICANOS), que obteve 422 votos. Perdem a vaga Rodrigo Canga (PSD) com 482 votos e Capitão Tavares (PL) que recebeu 491 sufrágios.
A retotalização dos votos começou às 15h no Cartório Eleitoral e foi realizada sob a coordenação do Juiz Eleitoral da 79ª Zona Eleitoral, Diego Lavendovski, juntamente com o chefe do cartório, Antônio Carlos Gonçalves e demais servidores. Ela aconteceu após a Justiça Eleitoral deferir o registro do atual vereador Ricardo Dias (PV), que estava “sub judice” por causa de uma condenação criminal. Como ele recebeu 1.114 votos no último pleito, agora validados pelo TRE-MG, houve a necessidade de nova recontagem ocorrendo a substituição de dois candidatos – até então eleitos – que perderam suas cadeiras.
Pela nova totalização, Ricardo Dias e Maguinho estão eleitos para a próxima legislatura que começa dia 1º de janeiro de 2025. Maguinho, que acompanhou toda a retotalização no Cartório, ao lado de sua família, logo após a divulgação oficial do resultado, deu uma entrevista ao vivo para o Site do Marcelo Lopes, que acompanhou todo o procedimento com exclusividade. Ele agradeceu seus eleitores, disse que chega para somar em busca de melhorias para a cidade, e quer somar com o prefeito José Henriques. Além disso, reiterou seus compromissos de campanha. Ricardo Dias, que teve novo mandato reconhecido pela justiça, não compareceu.
Fonte: Site do Marcelo Lopes