Calorão: Juiz de Fora tem segundo dia mais quente do ano; máxima em Muriaé passou dos 37 ºC
REGIÃO
Publicado em 28/09/2024

 

Juiz de Fora e região tiveram um dia de muito calor. Na maior cidade da Zona da Mata mineira a temperatura máxima foi de 33 ºC, a segunda maior do ano – perdendo apenas para 17 de março, quando a aferição apontou 33,2 ºC. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

Em Muriaé, o calorão foi ainda maior, chegando a 37,6 ºC. Confira as aferições do dia, com mínimas e máximas, na região:

 

  • Coronel Pacheco: 18 ºC de mínima e 37,2 ºC de máxima
  • Barbacena: 16,6 ºC de mínima e 30,7 ºC de máxima
  • Juiz de Fora:19 ºC de mínima e 33 ºC de máxima
  • São João del Rei: 14,8 ºC de mínima e 32,7 ºC de máxima
  • Viçosa: 19,5 ºC de mínima e 32,7 ºC de máxima

 

 

As condições serão decorrentes de uma onda de calor, iniciada na segunda-feira, mas que começa a perder força a partir desta sexta (27).

 

Mudança no fim de semana e alerta da Defesa Civil

 

Conforme previsão do Inmet, o cenário tende a mudar no fim de semana, com possibilidade de chuva entre sábado (28) e domingo (29) para a Zona da Mata e Campo dos Vertentes. A condição é causada a partir da formação de áreas de instabilidade, favorecidas pela atuação de uma frente fria no litoral da Região Sudeste.

A tendência é de redução nas temperaturas e melhora no tempo seco. Nestes dias, os termômetros devem oscilar entre 13 °C na Zona da Mata e no Campo das Vertentes até os 27 °C.

Ainda conforme o Inmet, as chuvas que devem ser registradas em áreas isoladas sinalizam o declínio da estação seca, mas ainda não representam a transição para a estação chuvosa.

No fim da tarde desta sexta, a Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de chuva com possibilidade de granizo e vendaval para as regiões Sul, Vertentes e Zona da Mata mineira.

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

Comentários
Comentário enviado com sucesso!