‘Duro golpe à nossa liberdade’, diz Bolsonaro sobre suspensão do X por Moraes
BRASIL
Publicado em 01/09/2024

 

BRASÍLIA - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez fortes críticas à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender o acesso à rede social X, antigo Twitter, no país, após o bilionário Elon Musk, dono da plataforma, ter se recusado a cumprir ordens judiciais do magistrado.

Em publicação no Instagram neste sábado (31), Bolsonaro classificou a decisão como “mais um duro golpe à nossa liberdade e à nossa segurança jurídica”. Para o ex-presidente, o bloqueio irá afastar investidores estrangeiros e trazer “consequências nefastas em todas as esferas da vida pública brasileira”.

Ainda segundo Bolsonaro, a situação foi causada pelo “desejo inexplicável de alguns membros do governo e do Judiciário” de limitar o debate público e silenciar opositores.

“Não só afeta nossa liberdade de expressão, mas também mina a confiança de empresas internacionais em operar em solo brasileiro, com impactos que vão desde a segurança nacional até a qualidade das informações que chegam aos nossos cidadãos”, escreveu.

Bolsonaro ainda afirma que é urgente “restaurar a normalidade institucional e garantir um ambiente seguro, estável e livre”, para que o Brasil não seja um “membro da lista de países párias que banem redes sociais”.

Já no Threads, rede social ligada ao Instagram que replica o modelo de publicações do X, o perfil do ex-presidente ironizou: “Bem-vindos à Coreia do Norte!”, disse. O país norte-coreano é um dos que proíbe o acesso ao X.

Outros membros da oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva tem se manifestado desde a proibição da plataforma no país. No Threads, o senador Sergio Moro (União-PR) disse que o Brasil “amanheceu sob censura generalizada” e que a suspensão do antigo Twitter deixa o país “mais isolado na comunidade global”. O líder da Oposição no Senado, Marcos Rogério, afirmou no Instagram que a decisão de Moraes “apresenta sérias implicações para a liberdade de expressão e os direitos humanos no Brasil”.

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) afirma que vem fazendo uso de redes VPN para conseguir acessar o X. Além disso, faz “desafios” a Alexandre de Moraes para que aplique nele a multa diária de R$ 50 mil dada a quem recorre à ferramenta.

“No Brasil, nós não temos X mais desde meia-noite. Eu estou tuitando isso com o VPN. Esse tuíte pode me custar US$ 10.000, de acordo com a decisão do tirando Alexandre de Moraes, amigo de Lula”, publicou, em inglês.

 

Fonte: Jornal O Tempo

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!