Por meio da Superintendência de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), foi reconhecido o Arranjo Produtivo Local (APL) de Eletrometalmecânico de Cataguases. Uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 8 de agosto, no Salão Nobre do Paço Municipal, selou a novidade que é uma ferramenta a mais de impulsionamento deste setor produtivo. Este é o terceiro APL que o município sedia.
O Arranjo Produtivo Local é uma aglomeração produtiva identificada pela sua potencialidade e influência econômica em determinado setor de produção em região específica. O vínculo entre empresas e instituições públicas ou privadas, entre as quais se estabelecem sinergias e relações de cooperação, é o que define primordialmente um APL. Este Arranjo Produtivo já inicia seu reconhecimento com 12 empresas diretamente atuantes no setor e com faturamento de R$ 1,9 bilhão e mais de 2 mil empregos diretos.
O APL de Eletrometalmecânico é o de número 70 em Minas, conforme revelou Tenente Melo, subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo de Minas Gerais, que esteve em Cataguases representando o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio. Ele foi recebido na cidade pelo Secretário Municipal de Gestão Econômica e Desenvolvimento Institucional, Ricardo Mattos e o coordenador daquela mesma pasta, Luiz Paixão, além dos empresários do setor envolvidos.
Luiz Paixão falou sobre a importância dos APLs para o desenvolvimento do município e sua microrregião. “Trata-se, na prática, do reconhecimento formal do Estado de uma potencialidade regional com maturidade de trabalhar em equipe, unindo esforços, por meio de uma governança, para fortalecer-se frente ao mercado regional ou nacional. É uma política prevista em lei e baseada em critérios técnicos bem definidos para seu reconhecimento. Com a seriedade do trabalho desse grupo, não há dúvidas que o setor dará um salto em qualidade e de crescimento”, analisou.
Fonte: Site do Marcelo Lopes / Fotos: Prefeitura de Cataguases – divulgação