Mobilidade urbana em Leopoldina carece de segurança para pedestres
LEOPOLDINA
Publicado em 09/08/2024

 

Ao longo dos anos temos abordado a falta de segurança para transeuntes em várias vias públicas de Leopoldina. Obstáculos de toda a ordem existem nos passeios públicos principalmente nos bairros, onde postes, árvores, degraus e entulhos ocupam lugares destinados a pedestres.
 
Diariamente assistimos em Leopoldina pedestres andando nas pistas destinadas a veículos devido aos inúmeros obstáculos existentes nos passeios onde as construções foram sendo feitas ao longo dos anos dando a impressão de que na hora de conceder o ‘habite-se’ olhavam apenas a construção em si e não olhavam como e se foram feitos os passeios de pedestres frontais às edificações. Antes que alguém grite que isso é um problema antigo, retrucamos dizendo que mesmo sendo velho, nenhuma solução foi tomada até hoje
 
Abordado por leitores tomamos conhecimento de vários exemplos por eles mencionados como os passeios da rua João de Almeida Cruz, no bairro Vila Esteves e na rua Cipriano Pereira Baia, que faz a ligação do centro com o Pirineus onde a movimentação é intensa devido à existência de duas escolas estaduais e duas universidades.
 
Em alguns pontos existem postes e árvores impedindo a passagem de pedestres, em outros existem até pequenas escadas com degraus de acesso a residências ocupando toda a largura dos passeios. Isso, para citar apenas duas vias públicas estreitas e de mão dupla. Quem estiver lendo este texto pode citar outros exemplos.
 
Outra via importante e de grande movimentação de veículos e pedestres é a rua Ribeiro Junqueira, onde, em determinado trecho, houve desmoronamento de barranco e ameaça de queda em  cima da ‘Rua dos Camelôs’ e colocaram manilhas de cimento sinalizando o perigo e  estreitando a passagem, mas permitindo o estacionamento em um dos lados exatamente no trecho em que ela é de mão dupla.

Uma possível solução pode incluir a remoção ou realocação de postes, o replantio de árvores em locais adequados, a padronização das calçadas e a criação de campanhas de conscientização para a população e proprietários de imóveis sobre a importância de manter os passeios livres e acessíveis. Você, meu caro leitor, se tem uma ideia a respeito, faça o seu comentário. Vamos encontrar uma luz no fim do túnel.

 

Fonte: Jornal Leopoldinense

Comentários
Comentário enviado com sucesso!