Corpo de Bombeiros alerta sobre prevenção ao afogamento
MINAS
Publicado em 21/07/2024

 

No próximo dia 25 de julho será comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento. Essa data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2021, visando chamar a atenção para a importância da prevenção do afogamento, uma causa significativa de mortalidade em todo o mundo. Neste sentido, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais vai desenvolver, até a referida data, de forma mais ostensiva que a habitual, uma série de ações para contribuir na prevenção do afogamento. 

– Essas ações, revela o comandante do 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Leopoldina, Tenente Guilherme Cantelle, se alinham diretamente com os objetivos estratégicos da instituição e seu Plano de Comando, que enfatiza a importância da prevenção, da eficiência nas respostas a desastres e da promoção da cultura de proteção à vida. Elas consistem em educação e conscientização até o aumento da vigilância, passando pelo treinamento e desenvolvimento de habilidades e envolvimento da mídia”, enfatizou.

Cantelle completou revelando as ações que o Pelotão que comanda irá realizar até o próximo dia 25, nesta campanha de prevenção: “Sendo assim, como executor dessas ações em nossa microrregião, além de aumentar a nossa vigilância rotineira, o 7º Pelotão BM – Leopoldina e seus Posto Avançados de Além Paraíba e Cataguases, vamos envolver a imprensa no intuito de trazer foco a tão importante tema para a comunidade.

Estatísticas apontam que o afogamento é a terceira principal causa de morte em todo o mundo para pessoas de 5 a 14 anos. No Brasil, a maioria dos casos ocorrem em água doce, em ambientes naturais, como cachoeiras e lagos. Os afogamentos em piscinas residenciais acometem significativamente crianças de 1 a 9 anos. Portanto, é importante que sejam adotados cuidados para este público e para os locais de maior incidência.

Clique neste link para conhecer dicas de prevenção ao afogamento.

 

Fonte: 7º Pelotão Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e site do Marcelo Lopes | Foto: Pexels

Comentários
Comentário enviado com sucesso!