A Prefeitura de Leopoldina celebrou nesta quarta-feira, dia 26, um marco histórico para o município com a inauguração da primeira Usina Fotovoltaica Municipal “José Irineu Ferreira- Fortaleza”. Com essa iniciativa, Leopoldina torna-se a primeira cidade da Zona da Mata a abastecer todas as escolas da rede municipal de ensino com energia sustentável.
Localizada estrategicamente às margens da BR- 120 ( estrada que liga Leopoldina a Cataguases) e construída com recursos próprios, a Usina Municipal promete trazer uma série de benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para os cofres públicos.
Ao abastecer 100% das escolas de energia limpa, o município projeta uma economia substancial nos gastos com energia elétrica, liberando recursos para investimentos em outras áreas essenciais da administração pública.
O evento contou com a presença de autoridades locais, de servidores e da família do homenageado José Irineu Ferreira, pioneiro na eletrificação rural em Leopoldina e que por mais de 60 anos se dedicou a buscar soluções inovadoras para garantir um futuro melhor dos leopoldinenses.
A Usina faz parte do Programa Plantando o Saber, um projeto idealizado pela administração municipal e que tem realizado diversos investimentos na educação, entre outros, a valorização dos professores, a utilização de material didático de qualidade e a reforma das escolas.
Muito mais do que um avanço tecnológico e uma decisão financeiramente inteligente, a adoção da energia solar reafirma o compromisso da Prefeitura de Leopoldina com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Jornal Leopoldinense