No dia 17 de maio de 1882, o presidente da província recebeu o comunicado de que 203 colonos estrangeiros haviam sido introduzidos em Minas Gerais, 9 (nove) deles, em Leopoldina. Desembarcados do vapor Patagônia no Porto do Rio de Janeiro, aqueles foram os primeiros imigrantes agricultores, inaugurando uma fase que se estenderia até a primeira década do século seguinte e foi muito importante para o desenvolvimento de Leopoldina.
Publicações e pesquisas realizadas desde 1998, por Luja Machado e Nilza Cantoni, sobre os descendentes de imigrantes que viveram na Boa Sorte e na Constança, despertaram um interesse crescente dos leopoldinenses a respeito do assunto.
Assim surgiu a ideia de uma data para realizar o ENCONTRO DE DESCENDENTES DOS IMIGRANTES ITALIANOS DE LEOPOLDINA.
E pensando nela foi proposto o dia 17 de Maio.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
Roteiro Gastronômico de 09 a 19 de maio com 10 restaurantes participantes:
BISTROZIM – Granfiletto em cama de Risoto dois queijos, finalizado com calda Malbec e crosta de alho Crocante.
BRAW GASTRO BEER – Spaghetti ao molho sugo de manjericão e tomate com almondegas.
SPETUS & CIA – Pão Italiano recheado com molho gorgonzola com iscas de filé mignon.
GROTÃO – Suculentos cortes de filé bovino ou frango à parmegiana, servidos com arroz, fritas e purê de batata.
CANTINA DOS AMIGOS – Spaghetti all’Amatriciana, um prato clássico romano, une os sabores do bacon, queijo parmesão e tomate, levemente picante.
LA BELLA BRUNA – Pizzas tradicionais da gastronomia italianas.
LS DEFUMADOS – Arancini de costela defumada e aioli cítrico Bolinho de risoto recheado com costela suína defumada e queijo cremoso.
TACO’S – Nhoque recheado com queijo e de sobremesa Torta Tiramisù.
PIZZARIA DO RUSSO – Pizza Margherita Verace, uma homenagem à tradição culinária italiana.
PONTO LAC – Penne à Carbonara, um clássico da gastronomia italiana.
DIA 17/05 – SEXTA-FEIRA
8H . ATO CÍVICO – Escola Estadual Professor Botelho Reis – Ginásio.
19H . NOITE DE MASSAS – CLUBE DO MOINHO – Homenagens às famílias de descendentes italianos de Leopoldina. Durante o jantar será servido uma variedade de massas com música ao vivo. Evento beneficente em parceria com a Apae de Leopoldina. Adesão R$ 35,00.
DIA 18/05 – SÁBADO
19H . CELEBRAÇÃO DA MISSA EM MEMÓRIA DOS IMIGRANTES ITALIANOS “LUCERNÁRIO” – Uma missa especial na Catedral de São Sebastião, em homenagem àqueles que ajudaram a construir com o município.
20H . FESTA DA POLENTA – Quermesse na praça Dom Helvécio (ao lado da Catedral), com apresentações musicais e show com o Grupo de Dança Tarantolato.
DIA 19/05 – DOMINGO
7H . CONCENTRAÇÃO E BENÇÃO – Concentração na Igrejinha da Onça e a bênção dos peregrinos, ciclistas e atletas.
8H . 2ª CORRIDA ÍTALO-MINEIRA – Corrida rústica com percurso de 11 km de estrada de chão até a praça de Tebas. Premiação para os cinco no geral masculino e feminino, troféus para os três primeiros colocados em cada faixa etária e medalha para todos que concluírem o percurso. Inscrições: www.corridao.com.br
8H . CAMINHO DO IMIGRANTE – Caminhada com percurso de 11 km de estrada de chão até a praça no distrito de Tebas.
11H . FESTIVAL DE MACARRONADA EM TEBAS – Durante o evento será servido a tradicional macarronada com a apresentação do Grupo Tarantolato e exposição de carros antigos. Evento beneficente será em parceria com a Agropete Associação Agropecuária de Tebas. Adesão Macarronada R$20,00.
Realização: Prefeitura Municipal de Leopoldina e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina – ACIL
Apoio: Câmara da Mulher Empreendedora de Leopoldina, IGR Serras e Cachoeiras, Catedral de São Sebastião, Apae Leopoldina, Associação Agropecuária de Tebas – Agropete, Comitato degli Italiani all’estero – Minas Gerais – Comites BH, Luja Machado e Nilza Cantoni.
Fonte: Jornal Leopoldinense