Boa notícia: a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Saúde, retomou a entrega de próteses dentárias no município. Através de recursos próprios e de uma verba de R$ 200 mil reais, oriunda de um convênio com a Câmara Municipal de Leopoldina e de emendas parlamentares, a Prefeitura implantou um plano de ação para zerar a fila de espera e atender novas demandas.
O serviço, realizado de forma gratuita, é destinado às pessoas que necessitam de próteses totais (dentadura) ou parciais (quando o paciente possui alguns dentes). Para ter acesso, é preciso agendar uma visita em uma Unidade Básica de Saúde referente, onde o paciente será acolhido e avaliado por um dentista sobre a necessidade de indicação ao tratamento.
Muito mais do que promover a saúde pública, permitindo que os pacientes recuperem a capacidade de se alimentar de forma adequada, a iniciativa da Prefeitura de possibilitar o acesso a próteses dentárias tem resgatado a autoestima e contribuído para qualidade de vida de muitos leopoldinenses.
"Estou muito feliz! Depois que coloquei a prótese ficou tudo muito diferente. Agora eu tenho mais liberdade para conversar e para sorrir novamente", disse Conceição Aparecida Dias Custódio, uma das beneficiadas pelo projeto.
De acordo com o setor de Saúde Bucal da Prefeitura de Leopoldina, 600 pessoas aguardam pela prótese no município. Deste total, 130 já foram atendidas e a expectativa é de zerar a fila até dezembro de 2024.
Fonte : Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina