O governo de Minas anunciou, na manhã desta sexta-feira (3), que vai antecipar o pagamento do salário de abril do funcionalismo. A quitação acontece nesta sexta, quatro dias antes do previsto. Por conta do feriado do Dia do Trabalhador e do domingo, a transferência só aconteceria nesta terça-feira (7).
A medida acontece mil dias depois de o governador regularizar os repasses ao funcionalismo, que eram parcelados até agosto de 2021 por conta da crise financeira do Estado. O anúncio também ocorre em meio às pressões da segurança pública, que tem feito manifestações para pedir reajuste salarial.
Nesta sexta, serão efetuados mais de 683 mil pagamentos, no valor total de R$ 4.252.002.214,76. Em meio a tudo isso, os servidores de Minas Gerais não estão satisfeitos com a proposta de reajuste salarial anunciada pelo governo estadual nessa terça-feira (30). O projeto prevê um aumento geral de 3,62% para todo o funcionalismo público, o que não cobre a inflação registrada pelo IPCA de 2023, de 4,62%.
Vale lembrar que o Estado enfrenta uma crise financeira por conta das dívidas acumuladas com a União, que alcançam a marca de aproximadamente R$ 170 bilhões. O governo tenta uma negociação com o Executivo federal para pagar esse débito.
Fonte: O Tempo