Rodrigo Pacheco cancela almoço em que 'discutiria a relação' com ministros de Lula
BRASIL
Publicado em 30/04/2024

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cancelou um almoço que vinha sendo articulado por líderes do governo com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil) – principais articuladores do governo Lula.

O almoço seria nesta terça-feira (30), na residência oficial do Senado, com a presença de líderes governistas nas duas casas do Congresso.

O encontro vinha sendo costurado pelos líderes para tentar pacificar os ânimos entre Pacheco e o governo Lula, exaltados nessas últimas semanas – e complicados ainda mais por uma troca de indiretas entre o presidente do Senado e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Nesta segunda, Haddad fez questão dizer que continua considerando Pacheco um aliado. No fim de semana, no entanto, houve troca de declarações ácidas sobre responsabilidade fiscal.

 

Segundo interlocutores, Pacheco afirmou que não faria sentido ser o anfitrião de um almoço com ministros, neste momento. E que cabe à articulação política do Palácio do Planalto a negociação de temas de interesse do governo, como:

 

  • o projeto que retoma a cobrança do DPVAT;
  • a antecipação de R$ 15 bilhões de despesas mudando o arcabouço fiscal, incluída pela Câmara no mesmo texto;
  • e a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de municípios.

 

Os três temas fariam parte da pauta do almoço que, agora, não acontecerá mais.

A decisão de não participar e não ser o anfitrião do almoço havia sido tomada nesta terça pelo presidente do Senado, mas líderes resolveram fazer uma última tentativa.

Pacheco não mudou de ideia, no entanto, e reafirmou nesta quarta o cancelamento. Uma sinalização de que segue descontente com a articulação política do governo Lula.

Lula também está planejando uma conversa com o presidente do Senado – já externou essa intenção publicamente em um café da manhã com jornalistas, na semana passada.

No último dia 20, o presidente da República se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fora da agenda oficial das duas autoridades. Desde então, a relação entre o governo e a Câmara parece ter melhorado.

 

 

Fonte: G-1

Comentários
Comentário enviado com sucesso!