Na manhã deste sábado,27/04 finalizei o mural em que a partir da figura do carnavalesco e festeiro Vitalino Duarte, mostra diversas manifestações da cultura popular de Leopoldina e região. Com cerca de 30 metros de comprimento e em média três metros de altura, o painel na lateral da praça Luiz Fernando Furtado “Careca” também relembra elementos da história do bairro como a lendária Árvore da Forca e o antigo cruzeiro de madeira do século XIX, original da antiga Matriz de São Sebastião.
Este era o aspecto da praça Luiz Fernando Furtado "Careca". (Foto: Luciano Baía Meneghite/Arquivo)
Há mais ou menos três anos fiz um esboço de um mural para a praça localizada junto à antiga bomba d’água da Copasa.
Construída no segundo governo Márcio Freire (1997-2000) em parceria com a Copasa e o Mercado Canadá, então sob direção do Lalado, a praça já se encontrava em estado ruim e minha ideia foi revitalizá-la a partir da pintura do mural. Mostrei a ideia a algumas pessoas, mas na época não deram muita atenção.
Na manhã de sexta, 01 de março de 2024 durante vistoria do prefeito Pedro Augusto nas obras de revitalização da praça Carlos Luz Meneghite na Cohab Velha, resolvi tentar mais uma vez e sugeri a ele e a secretária de obras Laura Domiciano uma parceria para realização do mural.
Deixei claro que meu trabalho não teria custo algum para o Município, seria uma colaboração. A ideia simples foi prontamente aceita.
Logo na manhã de 08/03, funcionários iniciaram a recuperação do emboço do muro de arrimo. Semanas depois pintaram o fundo de branco. A praça ainda carece de alguns pequenos reparos e o prefeito se comprometeu a realizá-los.
Iniciando esboço
Através do jornal Leopoldinense, realizei campanha de arrecadação de latas de tinta para a pintura.
Colaboraram o Mercado Canadá, o Secretário Municipal de Fazenda Ailton Soares Dutra, o chefe de gabinete Carlos Odilon Morais “Kalon”, a secretária Maria Isabel Simões Mendonça, Geovane Pimentel de Oliveira “Jiló”, o colunista do Leopoldinense Edson Gomes Santos e uma pessoa que não identifiquei. Agradeço muito a todos pelo apoio.
A pintura foi feita geralmente aos finais de tarde/noite
Infelizmente o painel já foi vítima de vândalo que o riscou, mas já reparamos e estamos buscando imagens de câmeras para identificá-lo. Breve será instalada nova câmera mais próxima.
Embora devemos reconhecer a boa recuperação realizada em logradouros pela atual administração municipal, Leopoldina ainda tem muitos espaços degradados em que esse tipo de arte ajudaria muito na revitalização. Como atual presidente da Sociedade Recreativa Carnavalesca Unidos dos Pirineus,junto com a diretoria, tenho tentado fazer com que esta colabore também neste aspecto em nosso bairro.
Claro que a pintura, o grafite, deve ser feito com critério, sem exageros, em espaços específicos e que combinem com o entorno. Feito por quem saiba e tenha bom gosto; do contrário vira poluição visual.
Temos alguns artistas, como Simone Morais Campos, Nathan Pimentel, Claudio Mello Monteiro entre outros que já realizaram trabalhos do tipo.
Gostaria muito de fazer muitos painéis, mas não tenho como pintá-los gratuitamente sempre e a desvalorização da arte ainda é muito grande.