Nos últimos quatro dias, a dengue provocou 16 óbitos e quase 30 mil novos casos em Minas Gerais. Já são 227 mortes e mais de 419 mil casos no Estado. Por isso, as cidades mineiras seguem em alerta contra a doença, mesmo após o fim oficial do período chuvoso, época em que a transmissão da dengue atinge seu auge.
Em Belo Horizonte, município que já acumula 28 mortes provocadas pela doença neste ano, cinco postos de saúde permanecem funcionando nos finais de semana com horário especial para atender os pacientes com suspeita de dengue. Os postos seguem abertos com horário especial de atendimento, até às 19h.
Um desses postos é o Centro de Saúde Vera Cruz, na região leste da capital mineira. No local não havia filas e o fluxo de atendimento seguia tranquilo na tarde deste domingo (14). A reportagem de O TEMPO esteve no local e conversou com pacientes. De acordo com os relatos, o atendimento foi tranquilo, com demora apenas para a realização dos exames.
O casal Gabriela e David Santos saiu do bairro São Geraldo, na região Leste, e chegou cedo ao posto de saúde com as gêmeas Lauana e Lavínia, de dez meses. “Elas começaram a passar mal à noite, com febre e choro; uma delas já estava com dengue confirmada e a outra agora com suspeita”, disse a mãe das bebês.
Segundo os pais, o atendimento foi rápido e sem fila. “De manhã tinha mais gente, mas não houve demora. Agora ficou bem tranquilo”, contou David.
Mesma opinião de Michele Ferreira, acompanhada da filha Natália, de 13 anos, e já diagnosticada com dengue. “A gente sabe que os exames demoram, porque tem que ficar esperando o resultado. Mas o atendimento foi muito bom”, comentou.
Outros postos com atendimento especial nos fins de semana são os centros de saúde Floramar; bairro São Paulo; Santa Terezinha; e Venda Nova.
Além dos postos de saúde, os moradores da capital que precisarem de atendimento podem recorrer aos Centros de Atendimento de Arboviroses, aos hospitais temporários e ao hospital de campanha, na UPA Norte, além das Unidades de Reposição Volêmica (URV), criadas para os pacientes de média gravidade.
Os endereços de todos os postos de vacinação estão no site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
A PBH informou não ter fechado o balanço de atendimento deste fim de semana, mas disse que o plantão seguiu a normalidade, sem registro de nenhuma ocorrência de problema.
A administração municipal alerta que o envolvimento da população é fundamental para o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras arboviroses, como zika e chikungunya.
Medidas de prevenção
- Elimine a água parada de qualquer recipiente, como vasos de plantas, pneus, calhas e lajes;
- Mantenha caixas d'água e tonéis bem tampados;
- Use repelentes e roupas que protejam o corpo do mosquito;
- Coloque telas de proteção nas janelas e portas;
- Mantenha ralos limpos e fechados;
- Denuncie criadouros do mosquito para as autoridades sanitárias.
Fonte: Jornal O Tempo