O crescimento de todas as atividades econômicas fez com que o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais ultrapassasse R$ 1 trilhão pela primeira vez na série histórica. O valor representa um avanço de 3,1% em relação ao ano de 2022.
O resultado foi anunciado pelo governador Romeu Zema (Novo) com base em estudos da Fundação João Pinheiro (FJP), na manhã desta quinta-feira (14/3).
De acordo com os dados, em 2023 a agropecuária cresceu 11,5% em relação ao último ano, sendo o setor com maior expansão durante o período. O bom desempenho do agro, segundo avaliação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, se deve a alta na produção de café, milho, soja e cana-de-açúcar.
O setor é seguido pela indústria, com crescimento de 3,1%, e pelo setor de serviços (2,2%). Apesar do crescimento menor nesta último segmento, que inclui o comércio, transportes e outras atividades, os serviços ainda têm o maior peso na economia mineiro, uma vez que representa quase 2/3 dos valores.
A FJP ainda destaca o crescimento na produção do minério de ferro e, ainda na indústria, o segmento de Energia e Saneamento.
Fonte: Jornal Estado de Minas