O 68º Batalhão de Polícia Militar de Leopoldina tem novo comandante. A solenidade de “Troca de Comando” foi realizada na manhã desta sexta-feira (12/Jan) no salão do Clube do Moinho, à Rua Dr. Custódio Junqueira, no Centro da Cidade de Leopoldina e contou com a presença de várias autoridades da área de segurança pública como Polícia Civil, PRF, Polícia Militar do Estado do Rio – Santo Antônio de Pádua – Corpo de Bombeiros, Polícia Penitenciaria, além de oficiais e praças da Polícia Militar de MG.
Após seis meses a frente do comando do 68º Batalhão, o Major Vinicius deixou claro em seu discurso, que não vai arredar os pés da unidade. “Continuaremos nos dedicando neste glorioso batalhão, portanto, tem muito a ser feito”.
Assumindo o comando, o Tenente Coronel Ricardo afirmou diante da sociedade, dos seus futuros comandados e do Comandante da 4ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais – Coronel Marco Aurélio Zancanela do Carmo – que vai honrar sua indicação com muito trabalho e dedicação para a redução dos números e entregar um serviço de qualidade ao povo leopoldinense.
O Tenente Coronel Ricardo Medeiros da Cruz Borges, tem 44 anos, ingressou como Cadete da PMMG em 1º de fevereiro de 1998 e foi promovido ao posto de Ten. Cel em 25 de dezembro de 2023. O novo comandante do 68º finalizou seu discurso dizendo que: “Tenho certeza de que farei de tudo que tiver ao meu alcance para a tropa do 68º Batalhão de Polícia Militar para que as comunidades que integram estes 25 municípios que ficam em minha área de atuação tenham uma segurança de qualidade”.
O Comandante da 4ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais falou em seu discurso que: “O grande fator crítico de sucesso da Polícia Militar é a valorização das pessoas”. O comandante lembrou do triste episódio que vitimou o Sargento Dias em Belo Horizonte que foi brutalmente assassinado por um criminoso que havia sido beneficiado com a saída temporária e não havia voltado ao presidio. Disse ainda que a integração do 68º Batalhão é muito forte com as autoridades municipal, outras forças auxiliares e a própria sociedade.
O Coronel Zacanela também falou da tentativa frustrada de entrada do PCC – a maior organização criminosa do país, uma das maiores do mundo - em Juiz de Fora, uma cidade de 700 mil habitantes. “Implementamos uma estratégia em Junho, em Novembro e o PCC depois de tanta pancada decidiu deixar a sua ideia inicial de fincar raiz na cidade de Juiz de Fora e região”. Então para gente foi uma grande vitória, um sucesso para Minas Gerais e todo o país. “Isso é um orgulho muito grande de nós comandarmos essa tropa aguerrida que vestiu a camisa de cada ato nosso, de nossos comandantes para esse resultado muito significante”. Finalizou.
Para prestigiar a solenidade de “Passagem de Comando” do 68º Batalhão também marcaram presença, o prefeito municipal de Leopoldina-MG Pedro Augusto Junqueira, vereadores, o presidente da 109ª Subseção da OAB Marcelo Raimundi, o Dr. Marco Aurélio Souza Soares – do Juizado Especial da Comarca de Além Paraíba-MG e representantes da sociedade organizada.
Foto: Ivanir Silva
Panorama Pop