Diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da covid-19 no país, o Ministério da Saúde passou a recomendar uma nova dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidas acima de 12 anos que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.
“Seguimos atentos ao cenário epidemiológico da covid-19. Com a identificação de duas novas sublinhagens no país, a JN.1 e JG.3, decidimos antecipar para grupos prioritários uma nova dose da vacina bivalente. A vacinação é essencial para nossa proteção”, twitou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
“Sempre trabalhamos para que estejam disponíveis as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Em especial para pessoas em grupos de risco ou com sintomas gripais, recomenda-se maior proteção, como o uso de máscara em locais fechados e evitar aglomerações.”
Antiviral
A pasta destacou ainda que o antiviral nirmatrelvir/ritonavir está disponível na rede pública para o tratamento da infecção por covid-19 em idosos com 65 anos ou mais e imunossuprimidos com 18 anos ou mais, logo que os sintomas aparecerem e houver a confirmação de teste positivo.
Cataguases
O Secretário Municipal de Saúde de Cataguases, Vinicius Franzoni, informou que a dose de reforço já está disponível para o público alvo. Ele só reforça a exigência de que para tomar esta nova dose a pessoa deve ter recebido a última vacina há no mínimo seis meses. Para se vacinar basta ir até o SEMAE, das 8h às 15h, e ao Posto de Saúde do Paraíso de 8h às 12h e das 13h às 15h. No Posto de Saúde do Bairro Bandeirantes o horário de vacinação é 12h às 15h30 e nos postos do Bairro Leonardo e do Distrito de Sereno, das 8h às 12h.
Fonte: Agência Brasil e Marcelo Lopes | Foto: Rovena Rosa – Ag.Brasil