O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) informou nesta segunda-feira (27) que solicitou uma representação contra o deputado federal André Janones (Avante) no Conselho de Ética do Legislativo por suspeita de rachadinha no gabinete dele.
Áudios divulgados pelo jornal Metrópole nesta segunda mostram suposto momento em que Janones pede fatias dos vencimentos dos servidores.
Por meio das redes sociais, Nikolas informou que conversou com o com o líder do PL, Deputado Altineu Cortês, “para que seja apresentada no Conselho de Ética uma representação contra o André Janones pela prática de rachadinha em seu gabinete, ou seja, corrupção”.
O áudio citado por Nikolas teria sido captado em 2019. Na gravação, feita por um ex-funcionário do deputado do Avante, há a menção a um assessor de Janones que, embora recebesse R$ 10 mil mensais, deveria repassar parte do salário ao deputado.
Também por meio das redes sociais, Janones se diz inocente e que a gravação está fora de contexto. “Hoje saiu uma matéria, que está sendo espalhada pela extrema-direita, que me acusa de rachadinha, coisa que eu nunca fiz. Pra isso eles usaram uma gravação clandestina e criminosa, um áudio retirado de contexto e para tentar me imputar um crime que eu jamais cometi”.
Atualmente Janones é deputado federal. Natural de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Em 2016 ele chegou a disputar a prefeitura da cidade. Terminou em segundo lugar, com 24% dos votos.
Fonte: Jornal Hoje em Dia