Os Estados Unidos vetaram nesta quarta-feira (18) uma resolução proposta pelo Brasil sobre o conflito entre Israel e grupo terrorista Hamas. O texto foi rejeitado por 1 voto, o dos EUA, que são um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e, portanto, têm poder de veto.
A resolução brasileira condenava os ataques terroristas do Hamas contra Israel e pedia um cessar-fogo imediato. No entanto, os EUA ficaram “desapontados” pelo fato de o texto não mencionar o direito de autodefesa de Israel.
A Rússia, por sua vez, também propôs mudanças para o texto, exigindo a inclusão de um pedido de cessar-fogo imediato. No entanto, os EUA também se opuseram a essa mudança.
A votação do texto elaborado pelo Brasil havia sido adiada duas vezes – a primeira por mudanças no texto e a segunda por conta do bombardeio a um hospital na Cidade de Gaza, que deixou quase 500 mortos.
Doze países votaram a favor do texto brasileiro, mas foi rejeitado.
O texto foi aprovado por Brasil, China, França, Albânia, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes Unidos. Rússia e Reino Unido se abstiveram, e apenas os Estados Unidos votaram contra.
Como os Estados Unidos são um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e têm poder de veto, o texto foi rejeitado.
Fonte: Gazeta Brasil