Outra solução do IBGE é fazer o questionário no formato online a esses moradores.
No estado do Rio de Janeiro, foram entrevistados 49% dos fluminenses esperados para a pesquisa.
O prazo do IBGE para concluir as pesquisas, que terminariam em outubro, foi previsto para dezembro.
Todos os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete azuis do IBGE e um crachá de identificação com foto. Eles têm números de matrícula e identidade do entrevistador e usam um "Dispositivo Móvel de Coleta" (DMC) - aparelho que parece um smartphone para coletar as informações.
Canais do IBGE para identificar servidores
O IBGE tem dois canais primordiais para a devida identificação de seus servidores, pesquisadores ou recenseadores: o telefone 0800 721 8181 e o site https://respondendo.ibge.gov.br/.
Os dois canais representam um serviço permanente do IBGE para qualquer cidadão que seja procurado para responder a qualquer pesquisa e que queira se certificar de que aquela pessoa na porta ou na portaria é mesmo um servidor do instituto.
Desde sempre, o síndico, o porteiro, o zelador ou o morador podem e devem entrar em contato com os canais de atendimento do instituto, que fornecem as informações necessárias sobre o recenseador presente no condomínio ou na moradia.
Pelo site Respondendo ao IBGE:
1 - O síndico, o porteiro ou o morador de qualquer tipo de domicílio deve solicitar ao recenseador o número do RG, CPF ou matrícula dele no IBGE.
2 - De posse desses dados, acessar o site https://respondendo.ibge.gov.br/
3 - No site, clicar em "Verifique a identidade do entrevistador".
4 - E, ali, digitar o número do RG, CPF ou matrícula do recenseador no IBGE, devendo receber a confirmação da identidade do recenseador.
Pelo Canal: 0800 721 8181:
1 - O síndico, o porteiro ou o morador também pode ligar, gratuitamente, para o telefone: 0800 721 8181.
2 - No menu, logo como primeira mensagem, ouvirá o seguinte: "Para confirmar a identidade do recenseador, digite 1".
3 - Quando digitar 1, será atendido por um agente do call center. Daí, basta informar a ele o número do RG, CPF ou matrícula do recenseador. E o agente telefônico fará a consulta, confirmando ou não a autenticidade da identidade.
Obs: A matrícula do recenseador deverá se encontrar visível no crachá do agente, que deverá estar exposto no seu colete, na parte frontal, à esquerda.
Fonte: G-1