8 em cada 10 brasileiros dormem mal ou têm insônia; higiene do sono pode ajudar a resolver
DIVERSOS
Publicado em 07/04/2022

 

A qualidade do sono pode ser comparada a um instrumento musical em que nossas atitudes podem afinar ou prejudicar o tom da melodia. Por isso, segundo especialistas, é importante já começar a mudar o padrão de comportamento pelo menos uma hora antes de dormir.

“É preciso ajudar o cérebro a desacelerar depois de um dia intenso de trabalhos e outras atividades”, explica o especialista em sono, Dirceu Valladares.

Pesquisas mostram que, em média, 8 de cada 10 brasileiros dormem mal ou têm problemas de insônia, explica Dirceu. Um número preocupante  que pode trazer consequências para saúde, acidentes de trabalho, no trânsito, e interferir nos relacionamentos pessoais e na produtividade profissional.

Colocar em prática a chamada higiene do sono, método que propõe  atitudes preventivas para combater a insônia, tem ajudado muita gente a dormir melhor.

“São medidas simples, com bons resultados, sem a necessidade de usar medicamentos para dormir “, diz o médico. , que ensina que “o objetivo é equilibrar a balança, com medidas que ajudem evitar tudo que possa deixar a pessoa mais ligada”, orienta Dirceu.

Para dormir melhor

Quem dificuldade para pegar no sono deve evitar:

  • produtos com cafeína, nicotina, pelo menos uma hora antes de dormir;
  • uso do celular;
  • filmes de ação;
  • ambientes com muito ruído e luz.

O especialista em sono esclarece que "a luz desses equipamentos deixa a pessoa mais acesa antes de dormir", explica. Procurar ir para cama sempre no mesmo horário também ajuda. 

Preocupação e ansiedade excessivas também devem ser evitadas. “Preocupar-se com a lista de tarefas do dia seguinte, é natural. Mas, sem que isso tome muito tempo, a ponto de prejudicar o sono. É preciso se policiar ”, orienta Valladares. 

Quer aprender a dormir?

Um truck itinerante vai estar pelas ruas de Belo Horizonte e de Nova Lima, na região metropolitana, até domingo (10), com profissionais que vão dar orientações sobre a higiene do sono.

As pessoas também vão poder passar por uma experiência imersiva, com técnicas de relaxamento em uma sala montada especialmente para criar um ambiente tranquilo e relaxante. 

Fonte: Hoje em Dia

Comentários
Comentário enviado com sucesso!