O técnico Vanderlei Luxemburgo se filiou oficialmente ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e deve ser candidato por Tocantins nas eleições de outubro para um cargo ainda não revelado.
A solenidade que formalizou o vínculo de Luxemburgo com o PSB ocorreu nesta segunda-feira (28), na sede do partido, em Brasília, e contou presidente estadual do PSB-TO, o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha, do ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg e do ex-juiz e autor da Lei da Ficha Limpa Marlon Reis.
Nas primeiras palavras como filiado do PSB, o treinador, que também é empresário e tem empreendimentos no Tocantins, fez um paralelo entre o esporte e a política.
“Algo que aprendi no futebol e na política não vai ser diferente. O ‘eu’ é egoísta. Quando você fala ‘eu quero isso, eu quero aquilo’, está sendo egoísta. O ‘eu’ é pra você. Quando você trabalha em um grupo, o ‘nós’ é fundamental. Então, eu estou sendo convocado para um projeto que eu tenho certeza que vai dar certo”, disse Vanderlei, em entrevista ao site oficial da sigla.
Futebol
O último trabalho de Vanderlei Luxemburgo no futebol foi no Cruzeiro, equipe que dirigiu até dezembro da temporada passada na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B.
Após conseguir livrar a Raposa do rebaixamento à Série C, o experiente comandante, de 69 anos, chegou a acertar a renovação de contrato com o clube estrelado, quando este ainda tinha o departamento de futebol comandado pelo presidente Sérgio Santos Rodrigues.
Entretanto, o acordo foi desfeito após Ronaldo assinar uma carta de intenção de compra de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) da Raposa, em dezembro de 2021.
Em uma de suas primeiras ações como gestor do futebol estrelado, o Fenômeno dispensou Luxemburgo e sua comissão técnica, contratando o técnico Paulo Pezzolano em seguida.
Em Minas, além das três passagens pelo Cruzeiro, onde conquistou a Tríplice Coroa em 2003, e Luxemburgo também dirigiu Atlético, clube pelo qual levantou o título do Campeonato Mineiro de 2010.
Fonte: Hoje em Dia