João Doria usou a estratégia de se colocar como o candidato alternativo a Bolsonaro e Lula.
"Nós temos que ter um caminho diferente para o Brasil, com desenvolvimento econômico, com paz social, com proteção aos mais pobres, oportunidade de emprego e com honestidade”, afirmou.
Na tentativa de transmitir uma imagem popular, Doria afirmou que foi eleito governador não só por ricos, mas por toda a população.
Ele disse ter começado a vida como office boy e ganhando um salário mínimo e também disse que frequentou escola pública por não ter dinheiro para estudar em uma particular.
“Não nasci engomado. Nasci trabalhando”, contou.
Arthur Virgílio
Arthur Virgílio pediu que o partido se posicione, de forma clara, contra o governo do presidente Jair Bolsonaro.
Ele criticou parlamentares que votaram a favor da PEC dos Precatórios, aposta do governo para abrir espaço fiscal e bancar um novo auxílio social para a população em ano de eleições.
O pré-candidato nas prévias tucanas também destacou que, se escolhido presidenciável da sigla, vai dar ênfase à proteção da Amazônia e defenderá o chamado “tripé macroeconômico”, além da retomada do ambiente de reformas para auxiliar na saída da crise.
“Se a gente quer falar sério sobre a saída da crise, temos que dizer que o PSDB vai reinserir, no contexto da economia, logo de cara, o tripé macroeconômico, que é a responsabilidade fiscal, a meta de inflação e o câmbio flutuante, com a vigilância clara do Banco Central”, propôs Virgílio.
Como vai ser
A votação está prevista para acontecer entre 8h e 15h de domingo. A expectativa é que o resultado seja divulgado no fim da tarde.
Se não houver maioria dos votos para um candidato, está previsto um segundo turno no próximo domingo (28).
Há duas maneiras de votação: presencial, por meio de urna eletrônica, e de forma remota, por aplicativo.
Podem votar em Brasília detentores de mandatos (governadores, deputados federais e estaduais, senadores e prefeitos), além do presidente e dos ex-presidentes do PSDB.
O aplicativo será utilizado por vereadores e filiados de todo o país. Ao todo, 44,7 mil tucanos estão cadastrados para votar.
O peso dos votos foi definido em grupos:
Grupo 1: Filiados
Grupo 2: Prefeitos e Vice-Prefeitos
Grupo 3: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais – neste grupo, deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores, os outros 50%
Grupo 4: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais
Nos grupos 1, 2 e 4 primeiros grupos, os votos são divididos pelo total de eleitores do grupo e multiplicados por 0,25. No grupo 3, por 0,125.
O resultado final é a soma do resultado de cada grupo.
Fonte: G-1