Bombeiro Militar do Pelotão de Leopoldina integra Operação para combater incêndios florestais no país
LEOPOLDINA
Publicado em 16/08/2021

 

Sargento Franco é um dos quatro bombeiros militares de Minas Gerais selecionados para integrar a Operação Guardiões do Bioma.

O Bombeiro Militar Sargento Franco, do 7º Pelotão BM de Leopoldina, foi um dos 4 militares de Minas Gerais selecionados para atuar na Operação Guardiões do Bioma que implementa ações contra incêndios florestais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Ele atua no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais há 23 anos, cinco deles no Pelotão de Leopoldina e já participou de diversas especializações.

Ao todo, 54 bombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) estão em Brasília deste a última semana para as instruções do Estágio de Readaptação da Força Nacional. O objetivo da mobilização é para que os profissionais de segurança pública possam atuar nas diversas operações de prevenção e combate aos incêndios florestais designadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em apoio aos estados, principalmente, a Guardiões do Bioma.

Na especialização iniciada no dia 6 de agosto foram apresentados os novos equipamentos e ferramentas para monitoramento de focos de incêndio no país. Todos os estados já fizeram uma apresentação prévia do que será necessário para a mobilização em suas regiões. Representantes das forças de segurança de Minas Gerais e do Distrito Federal, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), participaram do alinhamento como apoiadores.

Os órgãos envolvidos, conforme suas competências legais, vão monitorar e realizar ações efetivas nos locais onde há grandes focos de incêndios, além de apurar crimes que podem estar sendo cometidos. Entre as ações também serão monitorados diagnósticos de riscos, haverá coordenação de reuniões com os estados, elaboração, revisão e validação de planos, matrizes e protocolos integrados, além da avaliação de resultados para propor medidas corretivas e preventivas.

Ouvido pela reportagem do jornal O Vigilante Online, o bombeiro militar Sargento Franco considera esta missão uma experiência profissional gratificante. “A intenção maior é colaborar com os órgãos federais e estaduais no combate e prevenção dos incêndios florestais”, enfatizou.

De acordo com o Ministério da Justiça, os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima, do Tocantins e de Goiás serão o foco de atuação.

Fonte: Jornal O Vigilante Online, com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários
Comentário enviado com sucesso!