Mais Médicos: Padilha anuncia contratação de 2.279 novos profissionais em 2025
Mais Médicos: Padilha anuncia contratação de 2.279 novos profissionais em 2025
Por Rádio Jornal
Publicado em 18/03/2025 04:57
BRASIL

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira (17) a ampliação do programa Mais Médicos, com a contratação de 2.279 novos profissionais para 2025. O edital, focado principalmente em áreas de difícil acesso, atenderá 1.296 municípios com vagas imediatas e permitirá que 3.475 municípios se manifestem para ampliar o número de médicos disponíveis. A região da Amazônia Legal, além de 15 Distritos Sanitários de Saúde Indígena, será uma das principais contempladas.

 

Padilha ressaltou que a ampliação do programa faz parte de um esforço para reduzir o tempo de espera para atendimentos especializados, uma das prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a saúde pública. Com a adição dos novos médicos, o número total de profissionais do Mais Médicos ultrapassará 28 mil em todo o país.

O ministro explicou que a presença de médicos bem qualificados na atenção primária à saúde é essencial para resolver a maior parte dos problemas de saúde de uma população. “A presença do médico bem informado, qualificado, aumenta a capacidade de resolver os problemas de saúde na atenção primária, resolvendo cerca de 80% dos problemas de saúde de uma comunidade”, afirmou. Ele também destacou que o programa tem contribuído para a redução de encaminhamentos para a atenção especializada e custos hospitalares.

Embora a lista das cidades contempladas ainda não tenha sido divulgada, a ampliação do programa será realizada em duas etapas. O edital para que os médicos se inscrevam será lançado em abril, e espera-se que os profissionais comecem a chegar aos municípios em maio.

Além disso, o novo edital do Ministério da Saúde prevê a promoção da igualdade étnico-racial, com vagas afirmativas destinadas a médicos negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.

Gestores estaduais e municipais têm até o dia 24 de março para se inscrever no sistema e-Gestor, com o resultado do edital previsto para 8 de abril.

Fonte: Site da Gazeta Brasil

Comentários
Comentário enviado com sucesso!